7 Sinais de que sua barriga está fora da medida saudável ideal

Você sabia que existe uma medida que indica quando a barriga é saudável ou não? De fato, com a idade e a rotina agitada ganhar alguns quilos é uma coisa natural, não é mesmo?

Os médicos inclusive recomendam que o corpo tenha mais massa para evitar o risco de lesões e o aparecimento de problemas nas articulações.

O que acontece é que se o ganho de gordura for maior do que o de massa magra a concentração de líquidos e inchaço pode aparecer na cintura, barriga e coxas.

A medicina explica que principalmente as mulheres estão mais suscetíveis a esse acúmulo e, mesmo sem comer exageradamente podem aparecer pneuzinhos de uma hora para a outra.

Se isso está acontecendo com você esse artigo é para te ajudar a resolver esse mistério. Investigamos as causas e problemas que a barriga pode trazer na sua rotina e vamos te mostrar 7 sinais de que a medida da região pode estar fora do ideal.

Leia com atenção até o final e fique sabendo tudo sobre esse assunto tão importante.

A medida da sua barriga está acima de 80 centímetros

Faça o teste com a fita métrica, qual é o número da sua circunferência abdominal? Se acaso estiver acima de 80 isso quer dizer que a gordura está começando a se acumular na região.

De acordo com a ABESO, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, para manter a saúde o ideal é que as medidas das mulheres nos países da América do Sul fiquem abaixo de 80 na barriga.

Quando esse número está alto o corpo começa a acumular mais gordura do que o esperado e os resultados em pouco tempo podem ser observados a olho nu.

Desse modo, os pneuzinhos começam a aparecer e a atrapalhar a sua rotina. Você olha suas fotos antigas e repara que, algo mais mudou com o passar dos anos além da sua idade.

Vale a pena lembrar que o excesso de gordura na barriga pode causar alguns problemas de saúde como:

  • Colesterol alto;
  • Diabetes;
  • Triglicerídeos;
  • Doenças cardiovasculares;

Nesse sentido, o recomendado é fazer atividades que auxiliem o corpo na queima de gordura abdominal. Seja como for, o tratamento deve iniciar logo que se perceba números próximos a 80.

Se sente cansada e sem ânimo durante o dia

Fazer uma caminhada, subir e descer escadas, andar de bicicleta ou correr são um verdadeiro desafio para você? Você sempre gostou de se mexer, mas de um tempo para cá só de pensar em ter que fazer algo assim já te deixa com preguiça e desanimada?

Se respondeu sim isso é um alerta para o acúmulo de gordura abdominal.

Quando o cansaço aparece em uma atividade física que você conseguia fazer com tranquilidade isso é um sinal de que o corpo está em um ritmo diferente.

O metabolismo fica mais lento quando ganhamos peso. Por gastar mais horas processando os alimentos consumidos sobra pouca disposição para exercícios.

Mas, parar de se exercitar pode te deixar sedentária. O sedentarismo agrava a situação porque a barriga chapada só irá aparecer com treino e dedicação diariamente.

Procure um médico ou educador físico e monte uma rotina de exercícios que se adapte ao seu ritmo e sua condição no momento. Nesse meio tempo a sua autoestima irá aumentar e vai perceber como sua disposição será outra depois de alguns meses.

A saúde não é mais como antes

Infelizmente, quando a barriga fica com um volume acima do ideal podem surgir alguns problemas de saúde.

Os mais conhecidos são, como falamos anteriormente, relacionados ao excesso de peso, colesterol e diabetes. Entretanto, a lista de problemas que uma pessoa pode vir a ter ao desenvolver gordura na barriga vai muito além disso.

Muitas mulheres até estão felizes com o seu peso e nem fazer ideia de que estão com barriga. São frequentes os relatos de pessoas que são surpreendidas ao fazer exames de rotina com algum índice fora do esperado pelos médicos.

Sob o mesmo ponto de vista, entrar em forma não é apenas uma questão de estética. Com toda a certeza a mulher inteligente sabe que se cuidar hoje garante um corpo saudável no futuro.

Só para exemplificar, alguns motivos podem contribuir para isso, entre eles estão:

  • Faixa etária;
  • Herança familiar;
  • Retenção de líquidos;
  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Problemas hormonais etc.

Com a idade devemos aprender a ter ainda mais carinho e cuidado com nosso corpo. Aos 15 anos comer um pote de sorvete e uma pizza não é nada demais, agora quando se tem 35 fazer essas coisas pode causar muito mais do que uma indigestão.

Seu IMC está acima de 25

O Índice de Massa Corporal é o cálculo usado popularmente para saber se estamos no peso ideal.

Em suma, para conferir o seu IMC basta realizar uma conta simples. Para descobrir multiplique a sua altura por ela mesma. Calcule o quadrado da sua altura e divida pelo resultado da multiplicação anterior.

Para entender melhor, imagine uma mulher com 1,80 m de altura e 95 kg. Se ela fosse calcular seu índice de massa a conta ficaria assim:

1,80 x 1,80 = 3,24

95 / 3,24 = 29,3 de IMC

O índice de massa corporal acima de 25 significa sobrepeso. Isso nada mais é do que o peso estar acima do considerado ideal para a saúde e autonomia para realizar as tarefas do dia a dia sem o risco de lesões ou problemas de saúde.

Na maioria dos casos o sobrepeso pode ser revertido quando mudamos nosso estilo de vida. Hábitos saudáveis, reeducação alimentar e cuidados com o corpo são as alternativas mais simples e seguras para chegar ao peso ideal novamente.

Já pensou em emagrecer, mas não consegue seguir a dieta por muito tempo

Você vive dizendo a si mesma que irá começar uma dieta, olha sites na internet, pesquisa receitas, mas não consegue começar? Ou às vezes já começou a dieta e até perdeu algum peso, porém acabou engordando novamente?

O efeito sanfona é um vilão para quem sonha em perder a barriga o quanto antes. Quando a gente pensa que vai manter o peso nos deparamos com a balança apontando os quilinhos a mais de novo.

A dieta é vista com preocupação já que isso significa ter que mudar as refeições de uma hora para a outra. O que muita gente não sabe é que a barriga é uma das partes mais difíceis de queimar gordura.

A gordura acumulada nos tecidos precisa de estímulos diferentes para ser metabolizada e queimada do jeito certo. Por isso que criar um hábito como se alimentar de forma saudável e equilibrada pode fazer a diferença na manutenção do seu peso.

Fica com receio de sair e repararem no seu corpo

Surpreendentemente, a barriga pode afetar a sua vida social e o convívio com amigos e parentes.

Pensar que vai ter que explicar o que houve e porque suas formas mudaram desde a última reunião de família deixa algumas mulheres sensíveis e em dúvida se devem aceitar ou não convites para festas e eventos.

Em primeiro lugar, não se sinta dessa forma. Se isolar só irá piorar o seu emocional. Quem gosta de você dificilmente irá reparar que seu manequim mudou um número.

Vista algo confortável, ponha um sorriso no rosto e valorize o que tem de melhor.

Suas roupas não cabem mais em você

Você resolveu sair, pegou sua roupa preferida e… ela não serve mais em você.

Toda mulher já passou por isso alguma vez. O problema é quando várias peças estão apertadas e não vestem bem. Esse é um sinal de que é hora de avaliar se a barriga não está de fato, maior do que deveria estar.

E agora, o que fazer para usar as roupas que gosto?

Se acaso não gostava das roupas ou elas estão fora de moda, o melhor a fazer é se desfazer das peças e comprar roupas novas. Porém, se as peças são recentes ou possuem um valor sentimental é possível que ainda consiga usar.

O uso de cintas modeladoras que reduzem o manequim é um truque muito usado por famosas. Atrizes, cantoras, influenciadoras e até mesmo mulheres que precisam estar sempre arrumadas por motivos relacionados ao trabalho podem se beneficiar ao usar a peça.

A cinta, como o próprio no me diz, ajuda a modelar o seu corpo. Em resumo, ela faz uma compressão na região abdominal para que o corpo volte ao formato de violão.

A modelagem é progressiva. Quanto mais se usa, mais os benefícios estéticos podem ser notados. Em processos cirúrgicos, pós-parto e até mesmo durante a dieta para emagrecimento a cinta potencializa os resultados e evita a flacidez da região, comum na perda de peso.

Como lidar com a barriguinha?

Estar com a barriga ou com gordura abdominal pode ser um incômodo. Conforme vimos no texto o problema pode ser resolvido com técnicas e truques que ajudam a encontrar o bem-estar em vestir o que desejar e se olhar no espelho confiante.

Coloque nossas dicas em prática e seja ainda mais poderosa!

Veja mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.