Inegavelmente, a cinta pós-parto é uma escolha inteligente para as mulheres que acabaram de ter filhos. Por isso é importante conhecer como funciona uma cinta modeladora e o que ela faz com o seu abdômen.
Dessa forma, compreender o jeito certo de usar a cinta pós-parto é a chave para ter os benefícios esperados.
Se acaso essa é a sua primeira gestação, provavelmente você ainda possui dúvidas de como a cinta pós-parto pode te ajudar. Não se preocupe, reuni aqui os 7 benefícios principais que o uso correto da cinta abdominal pós-parto traz na recuperação depois da gestação.
Leia o texto até o final e saiba tudo sobre o assunto agora mesmo.
Como usar a cinta do jeito certo no período pós-parto?
Logo após a chegada do neném já é o momento ideal para começar a usar a cinta pós-parto. A cinta modeladora vai ser sua companheira desde os primeiros dias seguintes ao parto. Por isso, é fundamental tirar todas as suas dúvidas antes dos nove meses de gravidez.
Para usar a cinta abdominal pós-parto do jeito certo você deve seguir as orientações abaixo.
Por quantas horas posso usar a cinta pós-parto?
A cinta no pós-parto deve ser usada da mesma forma que uma cinta cirúrgica. Só para ilustrar, isso quer dizer que você pode usar a cinta pós-parto o tempo todo.
A cinta pós-parto só deve ser retirada em dois momentos específicos.
Em primeiro lugar, na hora do banho a cinta pós-parto deve ser retirada. Para uma melhor higiene, troque a cinta por uma outra limpa logo após sair do banho.
O outro momento em que a cinta pós-parto não é recomendada é durante a prática de atividade física. Porém, se tiver alguma dúvida quanto ao tipo de treino que deve ser feito, o melhor a fazer é consultar seu médico.
Qual o tempo ideal para usar cinta pós-parto?
A recuperação dos tecidos da região abdominal varia de mulher para mulher. De modo geral, os médicos definem o período pós-parto do 1º até o 3º mês após o nascimento da criança.
Usando essa estimativa como base, o tempo de uso da cinta pós-parto para trazer benefícios é de 90 dias.
Quais são os 7 benefícios do uso correto da cinta pós-parto?
Usar a cinta abdominal própria para o período pós-parto traz vários pontos positivos para a mulher.
Para te ajudar a compreender como esse pequeno gesto faz toda a diferença na qualidade de vida da gestante confira os 07 principais benefícios do uso correto da cinta pós-parto.
1. Cinta pós-parto é capaz de deixar a cintura mais bonita
Em primeiro lugar, o benefício conquistado durante o uso correto da cinta no pós-parto é deixar a sua cintura mais bonita. Afinal, a compressão da cinta acontece em toda a região abdominal. A cinta modela o corpo desde a parte logo abaixo dos seios até o final da coluna.
Na prática, ao usar uma cinta no pós-parto você terá a sua barriga em um formato harmonioso. No momento em que começa a usar a peça já é possível ver a barriga chapada e a cintura de volta. Dessa forma, você pode usar a roupa que desejar sem se preocupar com pneuzinhos e gordura localizada.
Essa valorização da cintura é vista ainda mais em roupas como vestidos e macacões.
2. O uso da cinta no pós-parto ajuda na recuperação da diástase abdominal
Durante a gravidez os músculos abdominais e o tecido conjuntivo tendem a se afastar. Esse movimento é uma reação natural para acomodar o bebê. A cada semana os músculos vão se distanciando à medida que o feto precisa de espaço para se desenvolver.
No entanto, após o nascimento da criança, algumas vezes o corpo não consegue fazer com que esses músculos retornem por completo. Essa condição é chamada de diástase abdominal.
Uma das formas sugeridas pelos médicos para tratar a diástase abdominal é o uso da cinta pós-parto. A compressão contínua da região abdominal durante o uso da cinta modeladora é favorável para diminuir o afastamento dos músculos da barriga.
3. O uso correto da cinta pós-parto reduz dores na lombar
Você sofre com dores na lombar? Saiba que não está sozinha. Dores nessa região são muito comuns em gestantes e mulheres no pós-parto.
Para aliviar essas dores, uma escolha inteligente é a cinta pós-parto. De fato, uma das principais causas das dores na lombar é a má-postura. Sua rotina ao cuidar do bebê faz com que tenha que realizar atividades repetitivas. Muitas vezes, não há tempo de descanso suficiente para que a coluna possa se recuperar. Assim, a dor chega para alertar que a postura não está correta.
Por outro lado, ao vestir a cinta pós-parto a coluna fica na posição correta de imediato. Assim, a compressão do acessório impede que você force a coluna e te mantém na posição ideal o tempo todo.
4. Usar cinta abdominal diminui as dores do pós-parto
Seja parto normal, seja cesárea, nos dias após o parto o corpo ainda está se recuperando. Por esse motivo, a mulher sente dores na região abdominal.
Uma forma de diminuir essa dor é usar a cinta abdominal no pós-parto. O acessório foi projetado justamente para melhorar a qualidade de vida das mulheres que foram mães há pouco tempo. Assim, um benefício que usar cinta pode trazer para você é se livrar das dores do pós-parto mais rápido.
A dor diminui pois a cinta comprime a região. Essa compressão diminui os impulsos da dor e faz com que você se sinta melhor.
- A cinta pós-parto ajuda o útero a retornar à posição de antes da gestação
O uso da cinta pós parto ajuda o útero a voltar para a posição de antes da gravidez. A mulher percebe as mudanças no corpo. De fato, o tamanho do útero aumenta, em média, 20 vezes.
O peso do útero também aumenta com a gestação. Sem contar com o bebê e a placenta, o útero durante a gravidez pesa 1 kg.
O órgão se expande de tamanho conforme o desenvolvimento da gestação. Mas, o seu retorno ao tamanho normal não é imediato.
Ao usar a cinta pós-parto do jeito certo você pode auxiliar o corpo a retornar ao tamanho e diminuir o volume da barriga.
6. Quem usa cinta pós-parto minimiza a formação de seroma
O seroma é uma resposta do corpo à agressão causada pela incisão da cesárea. Na cicatriz da cirurgia acontece uma reação inflamatória. Essa inflamação pode acumular líquido por baixo da pele. Tal tipo de reação é comum, não apenas na cesárea, como também em outros procedimentos abdominais como a lipoaspiração.
Uma das formas de evitar o seroma naturalmente é usar a cinta pós-parto. A cinta deixa a pele no lugar. Com essa compressão, a quantidade de líquido acumulada será menor do que se a cinta não estivesse sendo usada.
De qualquer forma, o seroma, quando pequeno, é absorvido pelo organismo de forma natural. Com o passar dos dias, a aparência da barriga vai voltando ao que era antes da cirurgia.
7. O uso da cinta modeladora pós-parto aumenta a autoestima
Ao cuidar da sua aparência um dos reflexos que toda mulher sente no período após o nascimento do bebê é o retorno da sua autoestima. Por isso, a cinta modeladora abdominal melhora o aspecto emocional das mulheres que acabaram de ter filhos.
A cinta deixa a pele no lugar, afina a cintura, define de volta suas curvas e melhora a postura imediatamente. Tudo o que você precisa para ir voltando à sua rotina de antes do parto com segurança.
Assim, você pode usar aquelas roupas que estavam jogadas no armário e que nem tinha ideia que poderia voltar a vestir tão cedo.
Qual cinta posso usar depois do pós-parto?
Depois de três meses da data do parto, a cinta pós-parto não é mais recomendada. Se acaso desejar continuar usando cinta para afinar a cintura isso deve ser feito com uma cinta abdominal tradicional.
A cinta modeladora pode ser usada de 4 a 8 horas por dia. Na hora de dormir, você deve retirar a cinta para que o corpo possa repousar adequadamente.
No dia a dia, a cinta abdominal tradicional melhora a postura corporal e harmoniza a aparência da região do tronco. Existem modelos de cinta abdominal em látex e cetinete. Quanto à compressão, a cinta feita em cetinete é a que traz mais benefícios.
Usar cinta modeladora pós-parto vale a pena mesmo?
A cinta modeladora abdominal desenvolvida para uso no período pós-parto é muito importante. Pelo fato de ajudar na recuperação da região abdominal usar cinta vale a pena sim. O valor da cinta é acessível e o acessório pode ser usado sem que ninguém saiba.
Os meses que fazem parte do período pós-parto promovem uma série de alterações no corpo da gestante. Seja como for, com a cinta pós-parto você pode ajudar o seu corpo a voltar a forma de alguns meses atrás sem complicações.
Agora que já tem consciência do porque os médicos recomendam a cinta pós-parto tenha sempre uma com você. Siga as recomendações do seu médico e se sinta cada vez mais poderosa com suas curvas.