Cuidados com a alimentação e postura na quarentena. Dicas do trabalho home office

Surpreendentemente o novo coronavírus está modificando a realidade do Brasil. Com o início do período de quarentena muitos trabalhadores estão fazendo suas tarefas direto de casa.

O que era um surto em apenas algumas partes do mundo se transformou em pandemia. Os governantes e autoridades passam orientações para frear a disseminação da doença diariamente. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde como ninguém possui imunidade ao vírus o melhor a fazer é restringir o contato social: estudo, trabalho, atividade física e lazer envolvem deslocamentos e interação. Daí a medida mais rápida para salvar vidas é ficar em casa o máximo possível.

Assim, o trabalho home office cresceu e pegou muita gente desprevenido. Nessas semanas em casa como devo me comportar? Existe algum cuidado com a alimentação que pode me ajudar a ter uma quarentena tranquila e produtiva?

Se acaso essa é sua dúvida saiba que é normal ter dúvidas. Por isso pesquisei sobre o tema para te mostrar como cuidar da sua alimentação e manter uma rotina mesmo quando você trabalha em casa.

Leia o texto com atenção e saiba mais sobre a quarentena.

O que é quarentena?

Em primeiro lugar a quarentena simboliza a reclusão de alguém durante o período que se suspeita que uma doença pode se manifestar.

A prática começou na época medieval quando os navios tinham que permanecer quarenta dias no porto para só então terem suas mercadorias e tripulantes liberados para o desembarque.

Vale a pena lembrar que o contágio não demonstra sintomas imediatamente já que o vírus possui um período de incubação de 14 dias em média.

O que é trabalho home office?

O termo em inglês significa escritório em casa. Seja como for home office é uma modalidade de serviço onde o trabalho pode ser feito de forma autônoma evitando o deslocamento do colaborador até a empresa.

Atualmente a pandemia obrigou grande parte dos funcionários a trabalhar remotamente usando apenas a tecnologia para receber e enviar demandas de serviço.

Por outro lado, uma parte da população já possui relações de trabalho nessa modalidade há algum tempo. Em um mundo globalizado empresas podem ter funcionários em vários países e realizar reuniões de equipe para padronizar rotinas de trabalho.

Outro exemplo já conhecido é o ensino à distância onde o professor grava sua aula e deixa disponível para alunos em qualquer lugar do mundo.

Em suma, a cada nova tecnologia surgem novas ocupações e profissões que passam a ser beneficiadas diretamente com o trabalho remoto.

Como cuidar da alimentação trabalhando em casa?

Inegavelmente se alimentar bem aumenta sua produtividade e, de quebra, diminui as chances de ficar doente.

Quando existe a restrição de sair para almoçar ou jantar você deve preparar sua própria refeição ou optar pelo serviço de entregas.

Todavia se alimentar apenas de delivery pode sair caro e ser uma opção inviável em algumas cidades. Como lidar com essa situação? Veja as dicas a seguir.

Reveja os seus hábitos alimentares

Aproveite esse momento para criar hábitos saudáveis aumentando a ingestão de alimentos ricos em vitaminas como frutas, legumes, carnes magras e verduras.

Anote como é a sua alimentação em um dia normal. Usando essa lista é possível saber se está consumindo alimentos do jeito e quantidade adequada para se manter saudável.

Planeje suas refeições

O horário de se alimentar de ser mantido semelhantemente a sua rotina antes da quarentena. Programe os horários de café da manhã, almoço e jantar e procure ser fiel ao planejamento inicial.

Quem tem muitas tarefas pode preparar a refeição no dia anterior e usar o intervalo do almoço apenas para aquecer o alimento no micro-ondas, por exemplo.

Evite dietas restritivas

Os profissionais da saúde orientam que esse não é o momento indicado para diminuir a quantidade de calorias das refeições. Todo mundo sabe que, os primeiros dias de dieta podem ter restrições no consumo de carboidratos, carnes e fontes de gordura.

Contudo, para manter o corpo saudável e a imunidade alta o melhor a fazer é se alimentar do jeito certo. Só faça dieta se isso foi orientado pelo seu médico ou nutricionista e siga as recomendações do profissional durante todo o período em casa.

Faça lanches saudáveis

A fim de aproveitar o melhor dos alimentos e evitar o excesso de peso devemos nos alimentar a cada três horas.

Use frutas como maçã, pera ou banana como opção de lanche. Elas oferecem energia, água e nutrientes sem excesso de açúcar ou gordura. Sanduíches, laticínios, barras de cereais, frutas cristalizadas e castanhas também são opções práticas e que podem continuar fazendo parte da sua alimentação quando voltar a trabalhar no escritório.

Evite alimentos industrializados

Doces, frituras e fast food devem ser evitados em qualquer tempo. O motivo é simples. A gordura te deixa sonolento e esse sono prejudica suas tarefas.

Além disso comidas processadas são feitas usando corantes, gordura trans, açúcar e sódio acima do adequado para uma digestão saudável.

Ao propósito se comer durante quinze dias apenas alimentos industrializados a possibilidade de engordar será enorme. Hoje em dia o excesso de peso é fator de risco para o surgimento de diversos problemas de saúde como hipertensão, diabetes, colesterol alto e obesidade.

Por esse motivo o melhor a fazer é deixar esses alimentos fora da lista de compras durante a quarentena:

  • Sorvete;
  • Biscoito recheado;
  • Pizza pronta;
  • Batata frita congelada;
  • Hambúrguer;
  • Balas e chicletes;
  • Refrigerante;
  • Salgadinhos;
  • Macarrão instantâneo;
  • Suco de caixinha.

Beba água

Com efeito a hidratação é fundamental em tempos de doenças respiratórias. Beba ao menos 08 copos de água diariamente.

Para não esquecer vale o mesmo que já é comum no trabalho. Deixe uma garrafa com água perto da sua mesa de trabalho e vá se hidratando ao longo do dia.

Talvez você saiba, talvez não, mas a água deve ser a maior fonte de hidratação para o corpo humano. Sucos, shakes, chás e refrescos são apenas um complemento e devem ser ingeridos moderadamente.

Dicas para ser produtivo no trabalho home office

Escolha onde irá trabalhar

A princípio quem trabalha em casa deve ter um espaço reservado para trabalhar. Esse espaço pode ser um cômodo da casa ou apenas uma mesa tudo vai depender da sua realidade no momento.

Ter uma estação de trabalho ajuda a manter o foco por isso nada de levar o notebook para a cama ou o quarto das crianças. O espaço de trabalho perto da cama pode te deixar mais preguiçoso ou ansioso por querer finalizar as atividades rápido.

Assim sendo quem tem filhos pode se sentir culpado por não ter condições de cuidar deles o tempo todo e essa angústia acaba te atrapalhando no dia a dia.

Tenha uma internet de qualidade

Com toda a certeza a internet é a melhor amiga de quem trabalha em casa. Além de manter contato com seus colegas de trabalho algumas funções também podem exigir que realize chamadas de vídeo ou áudio com clientes em potencial.

A conexão deve ser boa e estável para permitir que as pessoas entrem em contato com você o dia todo.

Crie uma jornada de trabalho

Inicie o serviço no mesmo horário em que trabalharia normalmente. Se acaso o trabalho for por tarefas diárias comece sempre pela atividade mais difícil.

Se a sua rotina é flexível faça testes para saber qual parte do dia funciona melhor. Quem tem crianças em casa pode preferir trabalhar à noite pois os pequenos já estarão dormindo.

No final do dia escreva na agenda do celular ou em um quadro de avisos o que pensa em fazer no dia seguinte. Crie metas diárias e semanais dessa forma você não fica sobrecarregado no serviço e tem tempo de mudar seu planejamento ao perceber que o prazo está pequeno para o que precisa realizar.

Faça pausas durante o dia

Intervalos ao concluir uma tarefa ajudam o cérebro a preservar a agilidade. A técnica mais conhecida é o método pomodoro.

Só para ilustrar, o pomodoro consiste em dividir as tarefas do dia em uma lista e usar um timer para ter uma pausa a cada 25 minutos.

Desse modo ao fim de cada ciclo você descansa 5 minutos. É o momento de andar pela casa, ir ao banheiro ou beber água.

No final do quarto ciclo de trabalho a pausa deve ser maior. Faça um descanso de 15 minutos a meia hora. Se alimente, escute uma música relaxante e volte ao trabalho depois disso.

Ao adotar essas técnicas é possível desenvolver a organização, descobrir onde estão os pontos de distração no trabalho e entender qual o tempo necessário para realizar seu tipo de serviço.

Cuide da sua postura

Ficar muito tempo na frente do computador ou olhando para o celular pode causar dores no corpo. As costas, especialmente, são uma região que costumam sofrer com rotinas de trabalho no escritório ou em casa.

Uma dica para ter a postura correta é usar cinta modeladora. A cinta deixa o corpo no lugar e, de quebra, ressalta as curvas. Você trabalha, se cuida e ainda fica com o corpo mais bonito usando apenas um produto.

Se manter em quarentena é um esforço individual para o bem coletivo. Siga essas dicas e cuide-se!

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.