Dicas para controle de medidas corporais durante a quarentena. Barriga em alerta!

Quarentena. Essa palavra até então pouco conhecida da maioria dos brasileiros em pouco tempo mudou a vida de várias famílias no país. Afinal, sem estudar, passear ou até mesmo trabalhar da mesma forma que antes a alimentação acaba sendo alterada.

Por outro lado, praticar esportes ao ar livre e ir à academia também são atividades suspensas nesse período na maioria das cidades.

Depois de alguns dias você percebe que o corpo está diferente. As gordurinhas que não eram tão aparentes já podem ser vistas mesmo quando você está com sua roupa preferida. E agora? Como controlar as medidas corporais durante o isolamento social pela Covid-19?

Calma, não é porque você não pode sair de casa que isso quer dizer o fim da barriga chapada. Ao contrário, esse é o momento perfeito para ficar com a barriga em alerta e se cuidar por dentro e por fora!

Para te ajudar separei alternativas simples que vão te ajudar a manter a forma e queimar gordura abdominal em casa. Ah, também te conto alguns truques das famosas para ter o corpo dos sonhos e aquela cinturinha de quando tinha um manequim a menos.

Curiosa? Leia o texto até o final e descubra tudo!

Por que a gordura abdominal aumenta na quarentena?

Em primeiro lugar o corpo precisa de fontes de gordura para funcionar. Ao mesmo tempo, o objetivo da alimentação é garantir reservas de energia para nossas atividades.

Porém, se a pessoa fica em repouso durante o dia e continua se alimentando da mesma forma que antes a conta não fecha. A quantidade de calorias é maior do que o necessário e gastamos pouco pela falta de exercício físico.

Em condições normais é preciso comer 2000 calorias por dia. Quem exagera pode malhar ou fazer caminhadas que logo volta ao peso normal.

O resultado é um só: aumento do peso, gordura localizada e tudo o mais que pode acontecer quando se chega ao sobrepeso.

Surpreendentemente o sono é outro elemento importante no controle da gordura corporal. Talvez você saiba, talvez não, mas durante o sono além de reforçar as defesas do organismo são produzidos os hormônios que interferem na fome durante o dia.

Especialistas recomendam 08 horas de sono por noite. Dormir pouco aumenta o número de refeições e, quanto mais tarde se come, menos tempo o organismo possui para queimar as calorias. De fato, o que acontece é o acúmulo de gordura principalmente na barriga, cintura, coxas e costas.

Qual o tamanho ideal a barriga deve ter?

Com a ajuda de uma fita métrica dá para saber qual a circunferência da barriga. Essa medida deve ser feita no ponto da parte mais alta do abdômen.

Para os homens o limite da medida corporal para a barriga é de 102 centímetros. No entanto se esse número for maior do que 94 centímetros já é aconselhável fazer reeducação alimentar pois o acúmulo de gordura pode estar sendo maior do que o recomendado, causando riscos à saúde.

Por outro lado, as mulheres devem ter a circunferência da barriga em números menores. Barriga em alerta a partir de 80 centímetros.

Esse número é o máximo para quem quer ter um corpo saudável e se prevenir de doenças ligadas à obesidade. A mudança de hábitos deve ser acompanhada por um médico se a sua circunferência da barriga for maior que 88 centímetros.

O que fazer para garantir o controle de medidas durante a quarentena?

Esqueça alimentos industrializados

Use os dias em casa e solte a criatividade na cozinha. Comida pronta, além de ser mais caro, possui conservantes e gorduras prejudiciais ao organismo.

Refrigerante, sorvete, hambúrguer, balas e similares devem sair do seu carrinho já.

Aumente o consumo de alimentos integrais

O alimento integral é o mais indicado pelos nutricionistas para quem deseja ter um estilo de vida saudável.

Pães e massas tradicionais são brancos porque passam por um processo de refinamento. Durante o refino nutrientes e fibras são retirados o que altera o tempo de digestão.

Na prática você come um pão francês e, logo depois já tem vontade de repetir.

Ao trocar o pão branco pelo integral a quebra das moléculas é lenta o que aumenta a saciedade. Desse modo, o lanche da tarde é suficiente para te manter tranquila até a hora do jantar sem ter que procurar guloseimas entre as refeições.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas

A cerveja está ligada ao aumento da barriga. Verdade seja dita, isso faz parte do conhecimento popular, tanto que se fala da ‘barriga de chopp’.

A fim de saber a relação entre a bebida e o aumento de medidas em homens e mulheres a BBC realizou um estudo sobre o assunto recentemente.

Os especialistas entrevistados relataram que um copo de cerveja possui 150 calorias em média.

Em suma, um copo no final de semana não faria estragos em quem deseja ser fitness. Contudo, a cultura do brasileiro de beber mais de uma latinha e comer petiscos junto com a cerveja causa preocupação.

Queijos, linguiça, aipim e batata geralmente são consumidos em frituras acompanhados de molhos e salgadinhos. Só para ilustrar, as porções possuem a seguinte quantidade de calorias:

  • Batata frita: 312 kcal;
  • Linguiça calabresa: 333 kcal;
  • Aipim frito: 261 kcal;
  • Queijo coalho: 355 kcal.

Todavia a combinação de quitutes e bebida atrapalha a digestão. O fígado fica sobrecarregado pelo álcool e, automaticamente, passa a trabalhar para eliminar o teor alcóolico e eliminar suas toxinas.

Essa sobrecarga de funções faz com que toda a gordura consumida acabe sendo retida o que pode levar ao excesso de peso com o tempo.

Beba água ao longo do dia

Apenas a água é capaz de eliminar as toxinas e ajudar na digestão. O ideal é beber 2 litros todos os dias.

Ao manter a hidratação o corpo diminui a retenção de líquidos e você consegue desinchar. Quando o volume de barriga está no início esse passo simples já te dá resultados.

Para intensificar e fazer uma dieta saudável ao mesmo tempo consuma frutas ricas em água como:

  • Melancia;
  • Melão;
  • Morango;
  • Abacaxi;
  • Goiaba;
  • Pera;
  • Maçã;
  • Banana.

Reduza a ingestão de líquidos durante as refeições

Beber sucos ou até mesmo água na hora do almoço ou jantar é um erro comum. O líquido diminui a produção de enzimas digestivas e aumenta o volume de barriga pois dilata o estômago.

A forma certa de se hidratar perto das refeições é beber um copo de água meia hora antes das refeições e outro somente quarenta minutos após terminar de comer.

Dessa forma a digestão não é afetada e você consegue reduzir medidas a cada refeição. Pode deixar um copo com água na mesa, mas procure beber somente o essencial, ok.

Faça exercícios em casa

Para manter o peso não tem jeito você tem que se movimentar. Mesmo quem está em casa o tempo todo pode fazer exercícios simples como:

  • Andar alguns minutos pelos cômodos da casa;
  • Correr no quintal, se for possível;
  • Fazer abdominais;
  • Agachamento;
  • Dança;
  • Subir e descer escadas.

Escolha algo divertido, junte a família e separe ao menos meia hora do seu dia para ficar em forma.

Surpreendentemente nesses dias de pandemia vários professores de educação física estão mostrando nas redes sociais aulas para quem quer emagrecer. Faça uma pesquisa na sua rede preferida e aproveite!

Cuide da sua postura

Senta direito! Quem nunca ouviu isso quando criança? Parece algo bobo, mas o que nossas mães e avós reclamavam tanto possui uma verdade científica para evitar o volume de barriga.

Ao descuidar da postura os órgãos podem ficar em outra forma. Esse relaxamento ao curvar os ombros para frente acaba aumentando a barriga.

É por isso que vemos pessoas que não são gordas com aquela barriguinha que, mesmo com dieta e exercícios físicos demora para ir embora. A postura ereta ajuda e muito tanto que faz parte de aulas de balé, pilates, ioga e treino funcional.

Use cinta para controle de medidas corporais

A cinta é uma aliada da mulher moderna. O acessório é prático e possui efeitos imediatos. Você certamente já usou cinta para ir a uma festa ou reunião importante, não é mesmo?

O que muita gente esquece é que o uso da cinta pode _ e deve_ ser um hábito. A cinta modeladora melhora a postura e te lembra de manter o corpo no lugar.

Acima de tudo a cinta é feita com tecidos de compressão. Em suma, essa compressão vai remodelar seu corpo mostrando cintura e achatando a barriga.

O resultado é estético, porém, ao se ver no espelho mais bonita a chance de se animar e fazer uma dieta ou treinar todo dia é muito maior.

Aliás, adeptas da academia usam cinta até nos treinos para visualizarem o shape que querem ter após meses de atividade física.

Algo que só quem usa cinta tem é poder usar aquela roupa que já não cabia direito, graças à redução de medidas obtida com o produto.

O isolamento provocado pela quarentena pode afetar as medidas corporais. Use as dicas que aprendeu aqui e use esse tempo para transformar seu corpo em uma máquina de queimar gordura.

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