Ir para o conteúdo
Biobela
  • Loja
  • Blog

Mitos e Verdades sobre as Faixas Abdominais

Deixe um comentário / Saúde / Por admin

As faixas abdominais são populares há algum tempo. É fácil encontrar vários tipos de faixas para vender em shoppings e lojas online.

Se você está lendo esse artigo isso significa que alguém recomendou o uso de faixa urgente, não é mesmo? Às vezes não teve uma orientação direta, mas conhece uma amiga que usou e ficou com o abdômen mais bonito depois disso.

A lista de fãs desse tipo de acessório é bem extensa. Educadores físicos, esteticistas, ortopedistas e até mesmo fisioterapeutas recomendam o uso do produto e consideram que a faixa abdominal traz benefícios para quem usa.

Na hora de fabricar o produto as empresas aprimorar a qualidade dos tecidos para que a pele possa respirar e não haja o desconforto comum em alguns produtos que fazem compressão abdominal.

Mas, será que usar faixa abdominal não traz nenhum risco? Qualquer pessoa pode usar a faixa no dia a dia sem problemas? O uso da faixa vai me ajudar a perder peso?

Para te fazer entender de uma vez por todas o que a faixa abdominal faz listei aqui alguns mitos e verdade sobre o uso desse acessório.

Curioso? Leia com atenção até o final e fique sabendo agora mesmo!

Faixas Abdominais: Mitos e Verdades

Pode procurar, na internet os principais site de busca mostram que existem muitas informações sobre as faixas abdominais.

No entanto, os relatos das redes sociais podem não ser a melhor forma de saber como um produto funciona de verdade.

A explicação é simples, o que faz bem para uma pessoa nem sempre dá resultado para outra.

Do mesmo modo médicos e cirurgiões plásticos estudam a todo o momento os pontos positivos e negativos de usar faixa abdominal. São essas tentativas de erros e acertos que, com o tempo, se transformam em recomendações.

Sob o mesmo ponto de vista veja as principais dúvidas de quem pensa em usar faixa abdominal e o que é verdade ou apenas um mito.

Faixa abdominal ajuda no pós operatório da abdominoplastia: verdade

Sim, a faixa abdominal é indispensável na abdominoplastia.

Em primeiro lugar a faixa traz benefícios já que ajuda na recuperação de procedimentos cirúrgicos. Dessa maneira um dos usos básicos da faixa abdominal é ajudar pacientes no período pós operatório de cirurgias em toda a região abdominal.

Pessoas com excesso de pele na barriga e que não conseguem perder esse tecido mesmo depois de emagrecer frequentemente usam a abdominoplastia como correção da região abdominal.

Em suma, no procedimentoo cirurgião plástico costuma agir da seguinte forma:

  • Retira estrias;
  • Remove parte da pele da barriga;
  • Retira camadas de gordura localizada.

De fato, o uso da faixa deve ter início logo depois da alta hospitalar. Cada paciente escolhe o momento de usar a faixa. Porém isso deve ser o quanto antes.

Assim que conseguir sentar-se e levantar sozinho já pode começar o uso da faixa. Essa é a melhor forma de passar tranquilamente pelo pós operatório da abdominoplastia.

Homem não pode usar faixa abdominal: mito

Sem dúvidas, a faixa abdominal pode ser usada tanto por homens quanto por mulheres.

Se acaso procurou uma faixa abdominal masculina e não encontrou não se desespere. Não existe um modelo específico para os homens. Ambos usam o mesmo design de faixa. Isso é possível uma vez que a faixa é unissex.

O acessório é totalmente ajustável ao corpo. Então, acreditar que o uso de faixa abdominal é algo exclusivamente feminino é um grande erro.

Por mais que a busca do público masculino por procedimentos estéticos seja algo recente, ela existe sim. O uso da faixa não é apenas estético, também existe a preocupação com a saúde.

Homens que passam por cirurgias, problemas na coluna, hérnia entre outros podem usar normalmente a faixa abdominal. Seja como for, usar a faixa é um item importante na recuperação muscular e não deve ser deixado de lado.

Faixa abdominal pode ser usada no pós parto: verdade em alguns casos

A gestação é uma fase da vida onde a mulher precisa redobrar os cuidados tanto por ela quanto pelo neném que está chegando.

Sim, existem faixas abdominais criadas para atender as necessidades das futuras mamães. A faixa, ou até mesmo a cinta durante a gestação serve para ajudar na sustentação da barriga sem comprometer a pelve e o nervo ciático.

Sem esse apoio o nervo é exigido e essa pressão natural do novo posicionamento dos órgãos pode causar dores na lombar e desconforto nas atividades do dia a dia.

Outra indicação para o uso da faixa abdominal é após o nascimento do bebê. Nas primeiras semanas a sensação de vazio que a mulher sente enquanto está recuperando a forma pode ser minimizada com o uso da faixa abdominal.

Mas, esses benefícios são mais frequentes em mulheres que fizeram cesárea. Se acaso está grávida ou pretende engravidar em breve o melhor é consultar seu médico.

O obstetra é o profissional que acompanha o desenvolvimento da gestação e pode orientar se a faixa não trará riscos.

Faixa abdominal ajuda a perder barriga: mito

De acordo com a ciência usar faixa abdominal isoladamente não é o suficiente para secar a barriga.

A gordura abdominal está alojada internamente. Só para exemplificar, para perder a barriga é preciso estimular o metabolismo para que use essa reserva de gordura como combustível.

O excesso de peso afeta a postura corporal e pode levar a dor no final da coluna. Nesses casos a faixa alivia as dores e corrige a pressão nos nervos e articulações.

No mais, o que funciona para ter uma barriga chapada é combinar alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos. Um estilo de vida saudável com hábitos como evitar o consumo de álcool e tabagismo dão energia para emagrecer rápido.

Quem fez gastroplastia pode usar faixa abdominal: verdade

Antes de mais nada a gastroplastia é uma forma de realizar a cirurgia para redução de estômago.

Mesmo que existam tipos de gastroplastia menos invasivos como a gastroplastia endoscópica o paciente recebe a indicação do médico para usar faixa abdominal em todos os procedimentos.

A faixa abdominal permite o reposicionamento da pele. Quem está usando a faixa consegue se movimentar melhor pois os tecidos são menos exigidos.

O uso da faixa traz outra vantagem no pós operatório que é te lembrar de manter o corpo na posição ideal para que não haja rompimento dos pontos.

Cinta modeladora tem a mesma função da faixa abdominal: mito

Confundir a faixa abdominal com uma cinta modeladora é um erro muito comum.

Você pode ter uma faixa abdominal e uma cinta modeladora no armário. Apesar de serem roupas de compressão, cada peça tem um objetivo específico.

Não confunda a cinta com uma faixa abdominal. A faixa abdominal é usada para tratamentos médicos. Ela ajuda na recuperação de cirurgias e procedimentos na região abdominal.

A cinta modeladora é um produto estético. Isso significa seu uso pode ser ocasional. Um exemplo comum é usar a cinta modeladora em uma festa quando você quer usar uma roupa mais justa sem marcar o tecido.

Outro uso famoso da cinta modeladora é afinar a cintura. Ela modela o corpo e ajuda na redução de medidas quando usada em conjunto com a prática de exercícios e alimentação saudável.

Faixa abdominal emagrece: mito

Sim, quem usa faixa abdominal perde peso. Na maioria das vezes essa redução de peso chega a passar de 10 quilos ou mais.

Como a redução de peso acontece ao mesmo tempo que se está usando a faixa abdominal é comum pensar que a faixa faz emagrecer.

Porém, o emagrecimento ocorre como resultado de procedimentos como cirurgia de redução de estômago, abdominoplastia, lipoaspiração entre outros. Além disso, em alguns casos se o paciente não seguir as orientações e fazer a reeducação alimentar pode voltar a engordar algum tempo depois, mesmo usando a faixa abdominal.

A faixa não é um acessório milagroso feito para secar gordura, é uma ferramenta para melhorar a saúde e diminuir complicações na cicatrização de pontos cirúrgicos.

Faixa abdominal corrige a postura: verdade

Em síntese a faixa abdominal tem uma função ortopédica para a região do tronco.

Pessoas que fazem atividades que exige muitas horas sentado podem evitar problemas relacionados a má postura apenas usando a faixa abdominal.

Esse truque, além de melhorar sua produtividade no trabalho ainda reduz a probabilidade de ter dor crônica e problemas na coluna.

Qual a melhor faixa abdominal?

Talvez você saiba, talvez não, mas existem tipos diferentes de faixa abdominal.

Na hora de comprar a sua prefira as faixas abdominais com velcro. Elas se ajustam facilmente ao corpo o que é importante para melhores resultados.

Um dos modelos mais completos é a faixa abdominal 4 gomos. Use de acordo com a recomendação do seu médico e no tamanho adequado ao seu corpo.

Ao longo do tempo as pesquisas tornaram possível o uso de roupas e acessórios para ajudar no dia a dia. Essas novidades são importantes principalmente logo depois de um procedimento cirúrgico.

Agora que já sabe quais são os mitos e verdades sobre as faixas abdominais use sua faixa do jeito certo. Assim, em pouco tempo verá sua qualidade de vida e saúde melhorarem muito!

Veja também:
Por que usar faixa no Pós Operatório de Gastroplastia?
Quais são os cuidados Pós Operatórios para quem fez Abdominoplastia

Navegação de Post

← Post anterior
Post seguinte →

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts recentes

  • Abdominoplastia de Marília Mendonça chama a atenção. Novo corpo da cantora é assunto nas redes sociais
  • Como perder barriga e se preparar para o verão 2021

Categorias

  • Beleza
  • Saúde
  • Treino
Facebook
YouTube
Instagram
Copyright © 2019 Biobela | Criado por Webpan