Por que é difícil perder barriga? Respostas para essa e outras dúvidas frequentes

Por que perder barriga é tão difícil? Essa dúvida é um pensamento frequente na cabeça de homens e mulheres que estão insatisfeitos com o formato do corpo quando olham no espelho.

Por mais que a ditadura da magreza já tenha acabado há anos sabemos que o problema da gordura abdominal pode ser o gatilho para uma série de doenças relacionadas ao excesso de peso.

O assunto é tão sério que pesquisadores das principais universidades do mundo estão, neste momento acompanhando pessoas que desejam acabar com a gordura abdominal para entender o que acontece no corpo humano para deixar de armazenar gordura e começar a eliminar essas reservas.

Todos são unânimes ao dizer que isso não é algo rápido ou que se consegue de um dia para o outro. Contudo reunimos o que há de mais recente sobre o assunto para te mostrar o que fazer para perder gordura abdominal.

Leia o post até o final e saiba mais.

Por que não consigo perder barriga?

Antes de mais nada o fato de ter volume de barriga pode estar associado a alta ingestão de calorias. Só para ilustrar, um adulto deve consumir, em média, 2000 calorias por dia.

Entretanto nossa cultura facilita o consumo de carnes, doces e alimentos industrializados. Assim é comum as refeições passarem do estimado para apenas um dia.

Por outro lado, nunca fomos tão sedentários quanto agora. O trabalho demanda longas horas sentado, os deslocamentos são feitos de carro ou transporte público e a prática de esportes fica somente para os dias de folga e feriados. É praticamente impossível não acumular gordura localizada dessa forma.

Fatos que mostram por que é difícil perder barriga

O estresse do dia a dia está afetando seu peso

Se acaso a sua rotina é cheia de tarefas, cobranças e frustrações pode ser que esteja passando por um momento de estresse alto.

Antigamente os fatores emocionais não eram vistos pela medicina como prejudicais à saúde. Agora sabemos que o hormônio cortisol é liberado cada vez que ficamos irritados e estressados. Essa liberação de cortisol aumenta a quantidade de gordura acumulada em especial a visceral.

Adotar um estilo de vida saudável onde você tenha tempo para se cuidar e fazer o que te deixa contente ajuda a diminuir os níveis de cortisol no organismo e, consequentemente, te faz perder barriga.

Sono insuficiente

Talvez você nem saiba, mas existe uma relação entre barriga e qualidade do sono. O momento de descanso é a chave para equilibrar o metabolismo, diminuir o estresse e dar disposição para as tarefas do dia seguinte.

Quem não consegue dormir oito horas por noite acorda cansado e sonolento. Algumas pessoas podem confundir sono com fome, desse modo se alimentam além do necessário no café da manhã buscando energia para o trabalho.

A falta de sono também está ligada ao aparecimento dos pneuzinhos mais cedo. Estudo recente acompanhou jovens a partir dos 16 anos, os pesquisadores descobriram que aqueles com poucas horas de sono tinham 30% a mais de chance de acumular gordura no abdômen.

Por que demora para perder barriga, pode ser algo genético?

Sim, quando nascemos nossos genes já estão programados para ter um determinado tipo de corpo. O acúmulo de gordura e a facilidade para ganhar peso estavam em genes muito úteis no passado:

  • FTO;
  • PPARG;
  •  

Sua principal característica era ajudar no acúmulo de gordura na barriga e ganho de massa corporal. No momento em que o homem moderno não passa horas caçando ou a procura de alimentos esse armazenamento se tornou um problema que levou os médicos a renomearem esses genes que hoje são chamados de obesogenes.

Verdade seja dita, apenas os obesogenes não são determinantes para afirmar que uma pessoa terá gordura na barriga ou não, mas a facilidade para engordar pode ser um incentivo para se cuidar e ter uma alimentação balanceada desde cedo.

Comer gordura sem controle é um erro comum

Por que eu não consigo perder barriga se estou sempre comendo fontes de gordura boa? Inserir azeite de oliva, castanhas, abacate e outras fontes de gordura não influencia na perda de calorias se as gorduras saturadas não forem deixadas de lado.

Em suma todas as fontes de gordura são calóricas e precisam ser consumidas em quantidade adequada. Prefira carnes magras e peixes, evite carne vermelha e embutidos e sempre que possível faça sua própria comida para não cair na tentação de lanches calóricos como hambúrguer e pizza.

Qual a melhor dieta para secar?

Com a finalidade de acabar com a gordura da região da cintura a alimentação é o melhor remédio. Dietas restritivas podem causar o efeito sanfona, quando a pessoa emagrece por algum tempo, porém volta a engordar assim que para a dieta.

De acordo com nutricionistas a melhor forma de emagrecer é comer menos açúcar e aumentar a quantidade de fibras. Alimentos com alto índice glicêmico como o pão branco e sucos industrializados devem ser substituídos por frutas e alimentos integrais para evitar o acúmulo de gordura visceral.

A ingestão de água deve ser de 2 a 2,5 litros por dia para eliminar as toxinas do organismo e ajudar a desinchar.

Por que custa perder barriga se frequento a academia?

Os tipos de treino para queimar gordura são diferentes de um treino comum na academia. Exercícios aeróbicos fortalecem o sistema cardiovascular, mas podem não ser o suficiente para derreter a gordura acumulada na barriga.

Treinos de força trazem resultados mais expressivos pois aumentam a sua massa muscular. O ganho de massa aumenta o metabolismo. Em outras palavras, por ter mais músculos o corpo precisa de mais energia para funcionar e acaba dando o comando para usar as reservas de gordura como combustível.

A partir de 35 minutos de exercícios de intensidade moderada por dia já são o suficiente para ter um corpo definido em pouco tempo através da lipólise a mobilização do organismo para eliminar a gordura para a corrente sanguínea.

Cinta modeladora ajuda a perder barriga?

Mesmo que ainda não tenha usado cinta você deve conhecer alguma amiga que já usou. O acessório é popular entre famosas e viralizou nas redes sociais como sendo o segredo para as formas esculturais de mulheres em diferentes situações.

Como o próprio nome diz a cinta serve para modelar o corpo. Quanto mais se usa melhores são os resultados na perda de medidas e barriga chapada.

Os modelos de cintas fazem uma compressão na região abdominal e ajudam o corpo a ter novamente o formato violão, muito valorizado esteticamente por deixar o visual mais harmonioso principalmente quando usamos vestidos e saias.

Mulheres que mudaram de manequim após a gestação e continuam com barriguinha mesmo depois de recuperar o peso normal podem usar cinta para ajudar a eliminar os pneuzinhos.

Quando posso usar cinta modeladora?

Ter uma cinta auxilia a todos que se perguntam por que não posso perder barriga. Quem já tentou dietas diversas, foi ao médico, fez exercícios, emagreceu, mas ainda não está satisfeito com suas formas.

As cintas atuais são mais confortáveis e podem ser usadas por baixo da roupa durante o trabalho e em suas atividades sem que ninguém perceba que está usando a peça.

Quem ainda está em processo de emagrecimento pode usar a cinta quando for usar roupas mais justas para disfarçar a gordura que ainda não foi queimada bem como sinais de celulite.

Na hora de comprar escolha um modelo com barbatanas e no seu tamanho. A cinta em um número menor causa desconforto e pode comprometer os resultados para perder a barriga e ficar com a cintura fina. Pesquise a tabela de medidas e descubra qual o tamanho ideal para você.

Por que é tão difícil perder barriga quando ficamos mais velhos?

Surpreendentemente a gordura abdominal tem um comportamento diferente em cada faixa etária.

Homens e mulheres possuem mais facilidade para emagrecer e definir músculos na adolescência e juventude. Após essa etapa o metabolismo começa a desacelerar.

Aliás essa taxa metabólica reduzida é que explica o fato de aos 20 anos uma pessoa comer de tudo e não ganhar peso e aos 40 anos engordar depois de alguns dias comendo guloseimas.

As mulheres, em particular, sofrem mudanças hormonais na menopausa que interferem no ganho de peso. Essa fase é caracterizada pela queda da produção de progesterona e estrogênio. No entanto a quantidade de testosterona diminui em ritmo lento.

Toda essa alteração resulta em uma facilidade para acumular gordura abdominal que precisa ser observada com atenção. Como a expectativa de vida no Brasil está cada vez maior se cuidar hoje é a melhor forma de viver a melhor idade da melhor forma possível.

O que mais ajuda a perder barriga?

Como você percebeu ao ler o texto fazer a barriga sumir só é possível somando exercícios, alimentação, qualidade de vida e cuidados com o corpo.

Uma consulta ao seu médico de confiança para fazer exames de rotina pode dar um panorama mais personalizado do real motivo da gordura abdominal estar tão difícil de ser queimada. O profissional da saúde é a melhor pessoa para definir quantos quilos precisa perder, em quanto tempo e quais os atalhos possíveis para emagrecer com saúde.

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.