Inegavelmente, o pós-parto é um período em que a mulher deseja ter de volta a forma física que tinha antes de engravidar. Apesar da alegria de trazer alguém ao mundo, cuidar de você também é importante a partir de agora.
Para isso, muitas mulheres se interessam em usar cinta modeladora para melhorar a aparência da cintura no pós-parto. Aliás, a cintura fina é um sinal de que o corpo está em harmonia. Por isso, a circunferência da barriga diz tanto sobre como está a sua saúde como um todo.
Porém, depois de vários meses de cuidados para trazer seu bebê ao mundo, pode ser que tenha dúvida sobre usar a cinta modeladora ou não.
Será que a cinta modeladora pode ser usada por mulheres que acabaram de ter filhos? Qual é o melhor momento para começar a usar cinta abdominal após ser mãe? Existe algum tipo de cinta abdominal que funciona melhor para deixar a barriga chapada novamente?
Para te ajudar a resolver esse problema da melhor forma possível vou tirar suas dúvidas sobre o assunto. Leia com atenção o texto até o final e entenda como a cinta modeladora pode ajudar a melhorar a aparência da barriga da mulher.
O que é e quanto dura o período pós-parto?
Em primeiro lugar, quando uma pessoa está falando do período pós-parto, ela está fazendo referência ao tempo em que a mulher está se recuperando do parto.
De acordo com especialistas, o período pós-parto tem a duração de, aproximadamente, 1 mês e meio. Esse tempo de seis semanas também pode ser chamado de puerpério por alguns médicos.
Sem dúvida nenhuma, as mudanças no pós-parto vão além da parte física. Assim como em outras fases de alteração hormonal é comum a mulher sentir mudanças de humor durante as primeiras semanas após dar à luz.
As mudanças de humor podem ser amenizadas com apoio de familiares bem como uma rotina de atividades com o bebê que melhore a autoestima da mãe.
Vale a pena ilustrar que, durante o período pós-parto, é quando o corpo começa a voltar a forma que tinha antes da gestação.
A mudança começa com a redução do tamanho do útero. Depois de nove meses crescendo para abrigar o bebê, o útero diminui de tamanho 1 centímetro por dia durante o pós-parto.
Outros sintomas do pós-parto são redução do inchaço, e perda de peso corporal. Dar leite materno ao seu filho é uma forma segura e natural de queimar calorias.
Será que é normal engordar muito durante a gravidez?
Não se preocupe! O ganho de peso na gestação é algo totalmente normal.
Inegavelmente, o corpo precisa aumentar o índice de massa para que a criança cresça saudável semana após semana. Do mesmo modo, a mãe precisa estar com o peso adequado para ter uma gestação sem problemas de saúde.
De fato, o ganho de peso acontece desde os primeiros dias da gravidez. Consequentemente, ao longo dos nove meses da gestação certamente o seu manequim irá mudar.
Só para exemplificar, uma mulher pode engordar de 11 a 15 quilos durante a gestação.
Se acaso a gravidez for de gêmeos esse ganho de peso é ainda maior. Em média, a gestação de gêmeos traz 5 quilos a mais para a mãe. Então, para a formação das duas crianças ao mesmo tempo você pode engordar de 16 a 20 quilos até o parto.
Qual a melhor forma de voltar ao peso normal no pós-parto?
O controle do peso corporal deve ter início ainda na gestação. Em uma consulta médica, o obstetra realiza a checagem para acompanhar o peso corporal da grávida. As consultas no pré-natal também podem indicar qual a melhor alimentação para essa fase.
Todo o acompanhamento é personalizado. Mulheres acima ou abaixo do peso corporal antes de engravidar podem ter recomendações diferentes durante a gravidez. Nesses casos a quantidade de calorias é planejada pois deve atender às necessidades do seu metabolismo.
Seja como for, manter a alimentação balanceada é obrigatório. Seu corpo precisa de todos os nutrientes para a recuperação após a gestação. Desse modo, nos seis meses após o parto a mulher não deve fazer nenhuma dieta restritiva.
Na hora de preparar as refeições dê preferênciaa alimentos com pouca gordura. Anote aí, os alimentos que podem te ajudar a manter a forma no período pós-parto são:
- Legumes;
- Peixes;
- Leite e seus derivados;
- Frutas;
- Cereais integrais.
Pratique exercícios para recuperar o peso de antes da gravidez
Em segundo lugar, a prática de exercícios torna o caminho para retornar ao peso ideal no pós-parto viável. O retorno a uma rotina de treinos é algo pensado em conjunto.
Para sair do sedentarismo a indicação é praticar atividade física ao menos três vezes por semana.
Você, seu médico e o educador físico que cuida do seu treino devem refletir sobre qual a melhor forma de se movimentar sem correr riscos. Não se engane, se não fazia academia antes de engravidar o treino agora deve ser adaptativo.
Comece com uma atividade leve. Caminhada, natação ou hidroginástica são exemplos de exercícios que cuidam do corpo e da mente no pós-parto. Todos podem ser praticados por iniciantes pois são de baixo impacto.
Afinal, nos meses depois da gestação tudo o que você menos deseja é ter uma lesão ou passar o dia com dor por ter exagerado no treino, certo?
Cinta modeladora melhora mesmo a aparência da cintura?
O efeito visual da cinta é imediato. No momento em que você usa, já percebe que as curvas ficam em evidência. A cinta modeladora define toda a região abdominal de uma só vez.
Esse é um truque usado há muito tempo pelas mulheres quando desejam usar roupas justas. Colocando a cinta, não tem como as gordurinhas aparecerem por baixo da roupa. A cintura fica fina e a barriga chapada por igual.
Para as mães que estão voltando a trabalhar a cinta modeladora ajuda a manter a postura no local de trabalho. Muito tempo na frente do computador pode deixar sua postura inadequada. Mas, a cinta abdominal é capaz de manter a coluna reta.
Assim, o uso da cinta para trabalhar evita que tenha desconforto por má postura ou dores na lombar.
Como a cinta modeladora funciona para afinar a cintura?
A cinta modeladora promove a compressão da região abdominal. Dessa forma a cinta é uma roupa modeladora indicada para quem deseja reduzir medidas e afinar a cintura.
A indicação da cinta modeladora é popular para mulheres que fizeram cesárea. Nas semanas do pós-parto a cinta abdominal serve para minimizar a sensação de flacidez enquanto a pele está retornando ao seu formato de antes da gestação.
A cinta modeladora é um complemento para a cicatrização da pele. No local da cicatriz a cinta protege a pele e evita que os pontos possam romper ao se movimentar após a alta hospitalar.
O período de uso da cinta abdominal deve ser adaptado de acordo com a sua recomendação médica.Use a cinta algumas horas por dia e, aos poucos, vá aumentando o tempo com a roupa modeladora.
Como a região abdominal ainda está sensível, fique atenta quanto ao tamanho da cinta. A cinta modeladora ideal não pode ser apertada. Observe a tabela de medidas e escolha o tamanho de acordo com seu peso e altura.
Qual a melhor cinta abdominal para usar e afinar a cintura?
Apesar da inúmera quantidade de modelos de cintas abdominais elas são diferentes entre si.
Uma cinta abdominal pode ser feita de látex ou de cetinete. Dê preferência aos modelos de cinta abdominal que são feitos de cetinete de alta compressão.
O látex é um material que pode enrolar durante o uso. Essa maleabilidade pode fazer com que a compressão não aconteça de forma adequada.
Para não correr riscos, o melhor custo-benefício é escolher uma cinta abdominal que tenha cetinete em sua composição.
Além do tipo de material que está na composição da cinta abdominal outro detalhe deve ser levado em conta na hora de comprar. A cinta abdominal com barbatanas é o elemento adicional para assegurar uma compressão harmoniosa em toda a região abdominal.
Vale a pena continuar usando cinta abdominal após o período pós-parto?
Com toda a certeza, o uso da cinta é um hábito possível demanter no seu dia a dia.
Você pode continuar usando a cinta regularmente depois que se recuperar da gravidez e concluir seu período pós-parto. Só para exemplificar, o uso da cinta modeladora pode ser feito de 04 a 08 horas por dia.
No mais, como o efeito da cinta é principalmente estético não esqueça de cuidar do seu corpo por dentro também. Bons hábitos alimentares, prática de exercícios e diminuição dos níveis de estresse são a chave para manter a aparência da cintura em qualquer fase da vida.
Inclua as dicas que acabou ler em sua vida e verá que, além de ser uma boa mãe, sua autoestima estará nas alturas! Afinal, ter a aparência da cintura de acordo com o que desejava o tempo todo é incrível. Cuide-se e seja uma mulher poderosa todos os dias!