Ir para o conteúdo
Biobela
  • Loja
  • Blog

Cinta cirúrgica realmente auxilia na recuperação de abdominoplastia? Ela é necessária no pós-operatório?

Deixe um comentário / Saúde / Por admin

Quem pensa em fazer abdominoplastia pesquisa muito antes de fazer a cirurgia. Antes de tudo, uma das perguntas mais ouvidas é se a cinta cirúrgica realmente auxilia na recuperação de abdominoplastia.

Pode até ser que você conheça alguém que fez abdominoplastia recentemente e teve ótimos resultados. Mas, nem sempre é fácil fazer perguntas sobre a cirurgia.

Por outro lado, se a sua referência for alguém famoso que mudou a silhueta após a abdominoplastia é difícil saber o passo a passo de como foi a sua recuperação.

Nesse momento, a internet e as redes sociais são o nosso lugar ideal para checar informações.

Se encontrou esse texto através de uma pesquisa na internet com toda a certeza essa dúvida também está na sua cabeça agora. Afinal, será que a cinta cirúrgica é realmente necessária no pós-operatório da abdominoplastia?  A cinta deve ser usada todos os dias?

Calma, esse espaço existe justamente para te ajudar. No texto de hoje você fica sabendo mais sobre a abdominoplastia e qual a finalidade desse procedimento.

Do mesmo modo, te mostro como a cinta cirúrgica deve ser usada logo depois da cirurgia.

Leia com atenção o post até o final e tire todas as suas dúvidas.

O que é abdominoplastia?

Antes de mais nada a abdominoplastia é um procedimento cirúrgico. Isso quer dizer que, até o momento da cirurgia é necessário ter o acompanhamento de um cirurgião plástico e toda sua equipe.

Só para exemplificar, durante a abdominoplastia o objetivo é retirar toda a pele em excesso localizada na região abdominal do paciente.

A abdominoplastia não é um modo de emagrecimento.Quem está acima do peso ideal deve fazer reeducação alimentar e atividade física antes de agendar a cirurgia. Assim, no procedimento será feita apenas a harmonização da pele do abdômen que ficou flácida após a perda de peso.

De acordo com os médicos o procedimento é mais complexo do que outras opções para modelar a barriga, como a lipoaspiração.

Os resultados da abdominoplastia podem ser mais completos justamente pela maior abrangência.

Como o nome diz, quem passa por uma lipoaspiração tem retirada parte da sua gordura corporal. Já no caso da abdominoplastia a pele é removida juntamente com a camada de tecido adiposo. Tudo de uma única vez através da incisão do cirurgião.

O tempo de internação para abdominoplastia pode variar de pessoa para pessoa. No entanto, o procedimento geralmente tem a duração de 02 a até 04 horas.

Qualquer pessoa pode fazer abdominoplastia?

Todo mundo sabe que qualquer procedimento médico envolve riscos. Por ser uma cirurgia que mexe com a região abdominal a abdominoplastia funciona para pessoas que ganharam e perderam peso.

Esse efeito sanfona, quando é mais rápido do que o corpo pode acompanhar provoca flacidez e excesso de pele. Como essas dobras na pele são difíceis de eliminar com dieta e exercício a intervenção é o caminho.

Principais indicações para abdominoplastia

Será que a abdominoplastia é a solução para o seu problema? Entenda de uma vez por todas para quem a abdominoplastia pode trazer mais qualidade de vida.

Ajudar na remoção de estrias

Sem sombra de dúvida toda estria é uma lesão na pele. Tal lesão acontece, pois, as fibras colágenas e elásticas se romperam.

As estrias são mais comuns nas mulheres e podem indicar um processo de ganho de peso rápido onde a pele se esticou além do habitual. Por isso durante após a gravidez é comum que algumas mulheres fiquem com estrias no abdômen.

Talvez você saiba, talvez não, mas as fibras colágenas e elásticas servem para dar firmeza à pele.

Ao fazer abdominoplastia a pele com estrias é retirada junto com as partes flácidas do tecido.

Melhora da aparência da barriga após cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica, ou redução de estômago ajuda muitas pessoas a saírem da obesidade.

Depois da perda total de peso planejada pelo paciente o médico pode indicar a abdominoplastia. Todavia a abdominoplastia é um procedimento cirúrgico equivalente a uma cirurgia reparadora nessas ocasiões.

Afinal, é preciso deixar a silhueta compatível com o novo peso corporal e toda a mudança de manequim que aconteceu desde o início da perda de peso.

Seja como for, a abdominoplastia após a cirurgia bariátrica é uma forma de remover a pele e retirar as camadas de gordura que estão em excesso no paciente.

Correção de diástase abdominal

Mudanças corporais relacionadas ao ganho de peso repentino podem levar a diástase. A região abdominal se expande tanto que os músculos ficam fora de seu posicionamento natural. O afastamento do músculo abdominal e do tecido conjuntivo pode chegar a até 10 centímetros.

Apesar de afetar a autoestima de quem passa por isso, o problema não é apenas estético.

De fato, a diástase possui outros sintomas além da mudança na aparência do abdômen.O afastamento dos músculos reto abdominais tem como consequências flacidez na barriga e dores na lombar.

Para posicionar os músculos da região abdominal na posição original a abdominoplastia é o procedimento escolhido por cirurgiões.

Que cuidados devo ter no pós-operatório da abdominoplastia?

Depois da cirurgia as primeiras semanas são fundamentais para garantir o reestabelecimento da sua forma física.

É possível passar pelo período pós-operatório seguindo as recomendações do seu médico. Esse é o segredo para ter um abdômen bonito e cuidar da saúde.

Aqui estão alguns cuidados para o pós-operatório da abdominoplastia.

Evitar exposição solar

Primeiramente, os raios solares deixam a pele sensível quando a mesma está cicatrizando.

A cicatriz da abdominoplastia pode deixar a pele com manchas em tons de roxo ou vermelho. Por isso a pele fica mais sensível a exposição do sol, que deve ser evitada.

Logo depois da cicatrização da pele o banho de sol só deve voltar a rotina depois da indicação do médico.

Lembre-se sempre de usar protetor solar a cada vez que for tomar sol.Capriche nas regiões onde está a cicatriz da cirurgia.

Dar um tempo na academia de ginástica

Inegavelmente, a região do tronco é uma das mais exigidas durante o treino. Por isso os seus dias na academia de ginástica precisam esperar um pouco.

Qualquer esforço físico pode comprometer a cicatrização da pele após a realização de uma abdominoplastia.

Pode reparar, qualquer treinamento para manter a forma exige movimentos onde você irá contrair a barriga. Essa flexão exige uma resposta dos tecidos e músculos do abdômen. Forçar essa região pode causar lesões em pessoas que fizeram abdominoplastia recentemente.

A volta aos treinos deve acontecer de pouco a pouco. Para não correr nenhum risco de complicações no pós-operatório espere 120 dias após a cirurgia para voltar a treinar na academia.

Cuidar da alimentação

Além da ingestão de água, a sua alimentação deve ser especial após se submeter a abdominoplastia.

Durante qualquer cirurgia é comum acontecer perda de sangue. Consequentemente, essa perda pode baixar as defesas do organismo em algumas pessoas.

Frutas, legumes e verduras irão fornecer vitaminas para reforçar a sua imunidade. Em segundo lugar, uma alimentação balanceada minimiza as chances de ter anemia.

Alimentos industrializados, refrigerantes e bebidas alcóolicas devem ser evitados no período pós-operatório.

Como a cinta cirúrgica auxilia na recuperação da abdominoplastia?

O uso correto da cinta cirúrgica é o primeiro passo para ter uma recuperação do jeito que espera.

Na primeira semana após a alta hospitalar a cinta cirúrgica deve ser usada o tempo todo. Para garantir conforto use uma cinta cirúrgica no tamanho certo, nem justa nem larga demais.

Abra a cinta cirúrgica apenas no momento da sua higiene corporal. Por causa da incisão recente o banho deve ser evitado. A limpeza corporal deve acontecer com toalha úmida.

Depois de uma semana a cinta pode ser retirada para o banho tradicional. Dê preferência a um banho rápido e use sabonete que não irá irritar a pele.

O tempo mínimo para usar cinta cirúrgica durante o pós-operatório da abdominoplastia é de 45 dias. Siga as orientações do seu médico de confiança e use uma cinta cirúrgica de qualidade.

Só para ilustrar, a cinta cirúrgica protege a região abdominal. Assim, a compressão da cinta evita inchaço e dá firmeza para se locomover enquanto a pele está cicatrizando.

Por outro lado, a cinta melhora o formato da silhueta. Essa modelagem auxilia a pele a ficar no lugar planejado pelo cirurgião. A modelagem cuida da sua postura e realça o contorno do seu corpo.

Posso continuar usando cinta modeladora após a recuperação da abdominoplastia?

Após a realização de procedimentos na região abdominal é comum querer conservar a barriga chapada, não é mesmo?

Quem se adaptou a usar cinta cirúrgica pode usar cinta abdominal após a recuperação total da abdominoplastia.

A cinta pode ser usada para trabalhar ou em momentos em que você quer usar uma roupa especial. Quem nunca usou cinta modeladora para destacar um vestido?

O uso da cinta aqui deve ser moderado. Apenas algumas horas por dia. Assim, você usa a compressão do jeito certo e evita desconforto.

A abdominoplastia é uma das cirurgias mais populares do país. Use a cinta cirúrgica durante a recuperação e bons resultados!

Veja também:

15 mitos e verdades sobre a cinta modeladora

Nunca Cometa Esses Erros no seu Processo de Emagrecimento

Nunca Cometa Esses Erros no seu Processo de Emagrecimento

Navegação de Post
← Post anterior
Post seguinte →

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Por quantas horas posso usar a cinta modeladora?
  • 15 mitos e verdades sobre a cinta modeladora

Categorias

  • Beleza
  • Saúde
  • Treino
Facebook
YouTube
Instagram
Copyright © 2019 Biobela | Criado por Webpan