Ir para o conteúdo
Biobela
  • Loja
  • Blog

Como é o pós operatório da bariátrica

Deixe um comentário / Saúde / Por admin

Inegavelmente a bariátrica é um procedimento cirúrgico que muitos brasileiros necessitam fazer. O excesso de peso atinge homens e mulheres. Tudo bem alguns quilinhos a mais, desde que você se sinta confortável desse jeito.

O que ocorre é que, às vezes, os quilos adquiridos podem se transformar em problemas de saúde. Assim, a dupla atividade física e educação alimentar prometem secar e emagrecer.

Surpreendentemente nem todo metabolismo queima gordura com a mesma rapidez que a acumula. Desse modo mesmo com dieta e exercícios não se consegue chegar no peso recomendado.

Para esses pacientes os médicos sugerem a cirurgia bariátrica como solução.

Se acaso encontrou esse texto após uma pesquisa online isso significa que você tem interesse em fazer o procedimento da bariátrica, não é mesmo?

Em primeiro lugar esse momento é cheio de dúvidas e preocupações.Existem várias perguntas sem resposta além da ansiedade para conseguir a barriga mais harmônica compatível com a sua saúde física e mental.

Estou aqui para te ajudar, aqui vou explicar como é o pós operatório da bariátrica. Leia com atenção e entenda, de uma vez por todas, como a cirurgia funciona e qual o passo a passo seguir depois de receber alta do procedimento.

O que é a para que serve a bariátrica?

De acordo com o portal Dráuzio Varella o país perde apenas para os Estados Unidos na quantidade de cirurgias realizadas anualmente.

Só para ilustrar, a estimativa é de 11 mil cirurgias pelo SUS ao longo do ano. Por outro lado, na rede particular de saúde esse número é ainda maior: são feitas 54 mil cirurgias bariátricas.

Mas o que faz a bariátrica? Antes de mais nada quero te lembrar que toda cirurgia envolve riscos.

Pela experiência com o tipo de cirurgia a bariátrica é considerada um procedimento seguro. Entretanto os médicos costumam indicar a bariátrica somente em situações de obesidade grau 3.

Nesse estágio o índice de massa corporal chega a 40 kg/m² ou mais. Problemas genéticos e hormonais podem interferir na queima de calorias a cirurgia é planejada para diminuir o tamanho do estômago.

Consequentemente, com o tamanho reduzido do estômago as refeições são em menor quantidade e a perda de peso é mantida a longo prazo.

A saber, o estômago pode se expandir para receber até 1 litro e meio de alimentos. A conta é simples, durante o almoço ou jantar comemos de 300 a 500 gramas. Depois da cirurgia essa capacidade diminui para apenas 200 gramas.

Tipos de bariátrica

Ao passo que cada técnica foi desenvolvida para trazer resultados específicos quem se submete a cirurgia bariátrica pode ser operado das seguintes formas:

Bariátrica sleeve

Na cirurgia bariátrica sleeve, é extraída uma parte do estômago sem alteração na estrutura do intestino. O nome sleeve significa manga em português.

O método é uma forma menos invasiva de fazer a cirurgia bariátrica e possui recuperação menos restritiva. Por ser mais simples na maioria das vezes os pacientes com obesidade menos grave e poucos riscos é que são submetidos a esse procedimento.

Bariátrica bypass

Atualmente a cirurgia bariátrica bypass é a forma de redução de estômago mais feita no sistema único de saúde.

O estômago diminui totalmente sua capacidade de armazenamento de comida com uma série de cortes ou grampos colocados no procedimento.

Como a alteração é significativa, o intestino também é alterado para se conectar a parte do estômago que passará a processar os alimentos de agora em diante.

Quantos dias de recuperação de bariátrica?

Cada cirurgião passa uma série de recomendações e estima um tempo para seu paciente. No entanto a recuperação tanto da bariátrica sleeve quanto da bariátrica bypass depende da forma como o procedimento foi realizado. Na incisão por laparoscopia o corte é pequeno, já na cirurgia aberta a incisão é de 30 centímetros.

Por analogia os cuidados com a alimentação devem ser intensos durante o primeiro mês após a cirurgia.

Como dormir depois da bariátrica?

A região abdominal é a mais afetada durante a cirurgia de redução de estômago. Para ter um sono de qualidade sem afetar a parte operada durma de barriga para cima.

Nos primeiros dias o repouso é imprescindível. Deixe o seu quarto o mais confortável que puder.

Na hora de dormir tenha um ou mais travesseiros. Um travesseiro alto ajuda a respirar melhor e traz maior mobilidade quando precisar se levantar.

Você pode usar outros dois travesseiros ou almofadas perto dos seus braços. Com esse truque se mover é menos dolorido uma vez que ganha apoio na hora de sair da cama.

Como fica a barriga depois da bariátrica?

A barriga chapada e até mesmo negativa de várias famosas que passaram pela bariátrica está longe de ser o principal resultado logo depois da cirurgia.

Não se engane. Para conseguir um corpo bonito é preciso paciência e uma série de cuidados no pós operatório.

Se bem que perder peso muito rápido pode afetar a elasticidade da pele. A flacidez é comum em partes como braços, pernas e até mesmo no abdômen.

O efeito é transitório e pode ser minimizado ao longo do pós operatório com acompanhamento médico, procedimentos estéticos e alimentação saudável.

Saiba outras formas de cuidar do corpo após a bariátrica por homens e mulheres.

Formas de cuidar do corpo após a bariátrica

Evite a exposição ao sol

O banho de sol afeta a cor da pele. Em áreas recém operadas a exposição ao sol prejudica a cicatrização e pode alterar o lugar onde estão os pontos da incisão.

Por isso só tome sol depois que for liberado pelo seu cirurgião ao médico dermatologista.

Quando sair de casa for imprescindível lembre-se de usar protetor solar sempre. Nos dias mais ensolarados roupas confortáveis, bonés e óculos de sol ajudam na proteção. Se puder prefira os horários onde a luz solar é menos agressiva como o início da manhã e o final da tarde.

Se mantenha hidratado

Com toda a certeza a ingestão de água ajuda a desinchar.

Depois da cirurgia de redução de estômago é normal se sentir inchado. Isso acontece uma vez que a pele cria uma resposta inflamatória pela incisão.

Tenha sempre uma garrafinha com água por perto. Dessa forma fica mais fácil beber água ao longo de todo o dia.

Consuma alimentos ricos em ferro

Ao passar por cirurgias a perda de sangue por vezes é inevitável. Você pode ajudar o seu corpo a se recuperar aumentando o consumo de alimentos com alto teor de ferro.

O ferro é o responsável por evitar a anemia. Como em alguns casos os sintomas podem demorar a aparecer a melhor forma é cuidar da alimentação por precaução.

Na hora de fazer suas compras no mercado escolha esses alimentos:

  • Beterraba;
  • Gema de ovo;
  • Frutas secas;
  • Vegetais verdes;
  • Carnes vermelhas;
  • Cereais.

Por que usar faixa no pós operatório de bariátrica?

A faixa abdominal é indicada pelos profissionais de saúde durante o pós operatório da cirurgia bariátrica.

O acessório deve ser usado já nos primeiros dias após o retorno para casa. Sua função é, em suma, comprimir a região abdominal.

Uma faixa de qualidade possui revestimento interno com tecido pós cirúrgico e antialérgico. Tal tecnologia foi projetada para deixar a pele respirar mesmo com a compressão e evitar reações alérgicas pelo atrito da faixa com o corpo do paciente.

Embora possa parecer incômodo usar faixa a recuperação e cicatrização dos tecidos é mais rápida quando a faixa é usada regularmente. Movimentos como levantar-se e até mesmo pegar objetos podem causar desconforto enquanto os pontos da cirurgia estão se fechando.

Assim sendo a faixa mantém a pele no lugar e ajuda o corpo a memorizar a forma idealizada pelo cirurgião quando fez o procedimento.

Quem pode usar faixa abdominal?

É muito comum pensar que faixas e cintas de compressão são um acessório estético feminino. Na verdade, esse pensamento é um erro. O produto melhora a aparência da barriga e destaca a cintura, mas a faixa abdominal tem como meta melhorar a qualidade de vida após operações e tratamentos de saúde.

Hoje em dia existem modelos de cintas abdominais exclusivos para homens. Já a faixa abdominal é totalmente ajustável tanto ao corpo masculino quanto ao feminino.

Onde comprar faixa abdominal de bariátrica?

Você pode encontrar faixa abdominal em lojas de acessórios médicos e ortopédicos. Se acaso na sua cidade for difícil encontrar esse tipo de produto uma alternativa segura é comprar a faixa abdominal na internet.

Na hora de comprar sua faixa consulte a tabela de medidas. Por ela é possível descobrir o tamanho ideal. Vale a pena lembrar que a faixa deve comprimir sem sufocar. Assim escolha o tamanho que ajuste ao seu corpo de agora. Nada de comprar uma faixa em um tamanho menor, pois isso pode prejudicar sua recuperação.

Caso a perda de peso após a bariátrica deixe a faixa grande demais você pode adquirir uma nova para melhorar a compressão se for necessário.

A cirurgia bariátrica é a alternativa da medicina para tratar os casos de obesidade que podem comprometer a saúde. Agora que já sabe como é o pós operatório dessa cirurgia para reduzir o tamanho do estômago siga as orientações do seu médico e viva melhor.

Veja também:
Lipoaspiração. Tempo de recuperação e cuidados essenciais para manter o resultado
Como é o pós operatório de lipoaspiração
Navegação de Post
← Post anterior
Post seguinte →

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Devo ter mais de uma cinta modeladora em casa?
  • 5 exercícios que posso fazer usando cinta modeladora

Categorias

  • Beleza
  • Saúde
  • Treino
Facebook
YouTube
Instagram
Copyright © 2019 Biobela | Criado por Webpan