Um tipo de redução menos invasiva. Só para ilustrar, na gastroplastia endoscópica o especialista usa uma endocâmera que guia todo o procedimento.
Dessa forma são feitas incisões pequenas no abdômen. Posteriormente o paciente permanece em observação por 24 horas por causa da anestesia geral.
Cada pessoa perde peso de acordo com seus hábitos e metabolismo. Entretanto é estimado que a redução seja de até 25% do peso corporal após o procedimento.
Por ser um procedimento mais simples sua duração é variável. Na maioria dos casos após dois anos o estômago pode retornar ao tamanho normal.
Caso isso aconteça e a pessoa ainda estiver com problemas de obesidade a gastroplastia endoscópica precisa ser feita mais uma vez.
O grupo mais indicado para passar por esse procedimento são pacientes jovens bem como pessoas acima de 60 anos de idade.
Essa recomendação é justificada porque são pessoas que nem sempre possuem condições de passar por uma cirurgia complexa como a gastroplastia tradicional.
Recentemente a gastroplastia ficou em evidência quando a youtuber Alice Salazar revelou que tinha feito o procedimento. Na ocasião, a influencer conseguiu emagrecer 16 quilos em três meses.
Alice relatou que sempre teve dificuldade para perder peso e somente com a gastroplastia conseguiu resultados.